
* * * COMO IMPERMEABILIZAR NA "ÁREA PARCIAL" DA LAJE COM IMPERTOTAL
* * * COMO ECONOMIZAR NA MANUTENÇÃO DE MANTA ASFÁLTICA QUE VAZA POUCO
.
LAJE COM VAZAMENTO À IMPERMEABILIZAR - ATUAL TECNICA
Sabemos que as empresas, engenheiros e técnicos, ao executar o serviço de impermeabilização de lajes tem a sua disposição 2 técnicas à disposição: ou manta asfáltica ou manta acrílica.
- As 2 técnicas de impermeabilização definem a aplicação do impermeabilizante em cima de massa de regularização executada no concreto da laje.
- Desta forma, um possível DEFEITO FUTURO do impermeabilizante, a água que penetrar vai passar pela massa de regularização e descer até o concreto da laje, causando vazamento em QUALQUER LOCAL no teto da laje.
- Ocorrendo o vazamento não sabemos o LOCAL EXATO DO DEFEITO do impermeabilizante.
- Portanto, nos obriga executar a manutenção do impermeabilizante SEMPRE NA ÁREA TOTAL da laje, com consequente ALTO CUSTO TOTAL de execução.
- Como a manta asfáltica é o processo técnico mais utilizado no mercado, indica que tenhamos muito prejuízo para os clientes e para a sociedade como um todo.
- CONCLUSÃO - Não concordando com a ATUAL TECNICA de alto custo de manutenção, em 2005 a PORTAL fez estudos, levantamento de novos processos técnicos, testes de vários novos materiais e desenvolveu um NOVO PROCESSO TÉCNICO para impermeabilizar lajes, onde o objetivo foi identificar o LOCAL DO DEFEITO do impermeabilizante aplicado numa laje, num possível futuro vazamento, que foi denominado de IMPERTOTAL.
.
IMPERMEABILIZAÇÃO DE LAJE - IMPERTOTAL
As principais caracteristicas do processo técnico IMPERTOTAL são:
- Para formatar a manta impermeabilizante, utilizar material acrílico de alta concentração,
- Aplicar sempre este material acrílico no concreto da laje, e nunca em massa,
- Alterar a forma do escoamento das águas pluviais.
ONDE APLICAR - Temos 3 opções de situações para aplicar este processo:
- Em obras novas e após as construções civis necessárias (muretas, instalações hidráulicas e elétricas, ralos para escoamento de águas pluvias, acessos as áreas superiores, etc), será complementada pela impermeabilização da AREA TOTAL da laje (aplicada direto no concreto), o está detalhado em outra pagina deste site *** C3.LAJE.IMPERTOTAL-AREA.TOTAL.
- Em manutenções de manta asfáltica com vazamentos generalizados, onde se obriga a retirada da manta asfáltica, e Cliente opta para a alteração do processo de impermeabilização. Neste caso, nos obriga a eliminar a massa de regularização de TODA AREA da laje, para que possamos aplicar a manta líquida acrílica detalhada em outra página deste site *** C3.LAJE.IMPERTOTAL-AREA TOTAL
- Em manutenções de manta asfáltica com poucos vazamentos, se identifica a parte da laje que apresenta estes vazamentos e se define com sendo a ÁREA PARCIAL, local a ser aplicado o processo descrito abaixo nesta página *** C4.LAJE.IMPERTOTAL-AREA.PARCIAL, sendo que as demais partes desta laje, continuarão com manta asfáltica não eliminada.
.
IMPERTOTAL AREA PARCIAL - VIABILIDADE
- Tendo-se uma laje impermeabilizada com MANTA ASFÁLTICA que se apresenta com vazamentos localizados em "POUCA ÁREA", se viabiliza a execução da manutenção ECONÔMICA da manta asfltica ou IMPERTOTAL.AREA.PARCIAL da laje, viabilidade esta a ser confirmada por nosso engenheiro em visita ao local do serviço.
.
IMPERTOTAL AREA PARCIAL - VANTAGENS
A aplicação na AREA PARCIAL da laje trará ao Cliente ...
- Baixo custo de manutenção do atual vazamento, comparado com o custo total da manta asfáltica.
- Elimina o atual vazamento apresentado no teto da laje
- Caso vazar o IMPERTOTAL sempre será apenas em um ponto, que é o proprio defeito,
- Garantia de não mais vazar na ÁREA PARCIAL executada
- Lembrar que não sabemos e nem consertamos o atual "Defeito da Manta Asfáltica", e a aguá continuará entrando embaixo da manta asfáltica, mas não mais empossará.
- Ao rebaixar o ralo ao nível do concreto eliminamos o grande volume de água existente embaixo da manta asfáltica, e para toda a rea da laje.
- Apesar do rebaixamento do ralo para escoamento da água, sempre haverá uma lâmina de água no nivel do concreto que não vaza, como hoje não vaza.
- Evita riscos econômicos, devido ações judiciais entre as partes (custo baixo da manutenção)
.
IMPERTOTAL AREA PARCIAL - QUEBRA E LIMPEZA
Após a aprovação do orçamento, a PREPARAÇÃO da ÁREA PARCIAL é a seguinte:
- Demarcação da ÁREA PARCIAL a ser executada
- Quebra e retirada da manta asfáltica e sua massa de proteção
- Quebra e retirada massa de regularização existente embaixo da manta asfáltica retirada
- Ao atingir a concreto da laje, as construções existentes serão analisadas e corrigidas se for o caso, conforme *** C.2.LAJE.ERROS.CONSTRUTIVOS
.
IMPERTOTAL AREA PARCIAL - MANTA ACRÍLICA
- A próxima etapa é a PREPARAÇÃO das áreas a serem impermeabilizadas com técnica de creistalização,
- A impermeabilização direto no concreto da laje (áreas revisadas e tratadas) com a técnica IMPERTOTAL, aplica-se a manta líquida de material acrílico de alta densidade (alta elasticidade, durabilidade e resistência) moldará a Manta Acrílica IMPERTOTAL em 4 demãos de produto com tela de reforço, e sempre respeitando o tempo de cura entre demãos.
- Após a execução da impermeabilização com a técnica MPERTOTAL executa-se a massa de regularização da laje em cima de uma manta de geotêxtil que além da proteção da impermeabilização, permite o escoamento inferior da lâmina de água que sempre existirá.
.
IMPERTOTAL AREA PARCIAL - MANTA ASFÁLTICA
Completando todo o processo na ÁREA PARCIAL:
- Executa-se em cima da massa de regularização refeita, a colagem da nova Manta Asfáltica junto as bordas da velha manta asfáltica cortada
- Para posterior execução da massa de proteção da manta asfáltica recuperada, completando a 2ª impermeabilização da laje referente ao processo IMPERTOTAL de ÁREA PARCIAL
- O Cliente a seguir poderá recompor o acabamento existente na massa de proteção refeita.
.
GARANTIA NA ÁREA PARCIAL DA LAJE
- A garantia dos serviços de impermeabilização na ÁREA PARCIAL de laje demarcada e executada será de 5 anos. Os serviços perderão a garantia no caso de movimentos estruturais na edificação. E lembramos que qualquer massa (revestida ou não) trinca com o tempo, pois a massa não é estruturada e esta assentada em superfícies moveis.
.
AREA DA LAJE COM MANTA ASFÁLTICA NÃO EXECUTADA
Com relação ao restante da área da laje que não foi objeto de nossos serviços apresentam as seguintes condições:
- Sabemos que hoje não há vazamentos aparentes no teto da laje,
- Nada foi executado e nem foi objeto de nossos serviços,
- A manta asfáltica poderá estar ainda com defeito e vazar,
- Sabemos que o nível da água que vazava anteriormente empoçava no concreto da laje, e a água não tinha escoamento pois o ralo estava bloqueado, e assim aumentando o nível embaixo da manta asfáltica
- Após esta execução Impertotal, o pescoço do ralo foi eliminado trazendo ao nível ZERO, portanto diminuindo o volume de água debaixo da manta asfáltica NÃO executada (resultando somente uma lâmina de água)
- Concluindo, se melhoramos as condições embaixo da manta asfáltica NÃO executada, poderiamos perguntar? Se hoje não vaza, porque vazaria após diminuir o nível da água embaixo da manta asfálica? Esta pergunta o Cliente deve fazer aos engenheiros céticos, que condenarem esta técnica.
Concluindo a manutenção na ÁREA PARCIAL resolveu o vazamento nesta área, e melhorou as condições embaixo da manta asfáltica não executada, escoando toda a laje.
.
FOTO INFERIOR – Laje da Piscina
- Esta laje de cobertura de vagas de garagem de edifício foi impermeabilizada na sua ÁREA TOTAL, eliminando-se a manta asfáltica com vazamentos que lá existia após algumas manutenções com esta técnica. Assim sendo executamos o impermeabilizante diretamente no concreto da laje.
- Passados 4 anos em que ocorreram grandes chuvas, que causaram o recalque de um dos pilares de sustentação da laje, trincando a parte em "L" da foto.
- Como a laje estava impermeabilizada com a técnica IMPERTOTAL em toda área, a nova manutenção da laje (parte "L" da foto) foi executada apenas na ÁREA PARCIAL indicada.
- Observamos que o custo desta nova manutenção foi MUITO BAIXO.
PERGUNTAMOS? – Se a laje estivesse impermeabilizada com Manta Asfáltica, como saberíamos o local do DEFEITO do impermeabilizante? Neste caso, a impermeabilização da laje sendo IMPERTOTAL, sabemos que o ponto que VAZAR é o mesmo ponto do DEFEITO.
.
FOTO SUPERIOR – Degrau da Piscina
- Esta piscina construída e estruturada em concreto teve movimento estrutural e trincou e vazou dentro da casa de máquinas.
- Como sabíamos que o vazamento é de DEFEITO do impermeabilizante está localizado no mesmo local do VAZAMENTO, foi só delimitar a ÁREA PARCIAL conforme foto acima, executando a quebra, limpeza e recuperação da estrutura trincada.
- Após a cura desta recuperação estrutural, passamos a manutenção e reimpermeabilização da área danificada, executada com elemento de reforço estrutural do impermeabilizante, de forma a dar maior elasticidade ao conjunto.
.
.
VEJA ... C2. Planta da Laje OU
VEJA ... C3. AREA TOTAL OU
CONTATO ... para VISITA